Rápido e devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman

Daniel Kahneman é ganhador do Prêmio Nobel de economia por pesquisas que se contrapõem à ideia de que a tomada de decisões é exclusivamente racional. Suas ideias impactaram em muitas áreas, desde economia, psicologia, medicina e até política. Porém, esta é a primeira vez que o autor organiza seus trabalhos desses anos de pesquisa e pensamento em um único livro, apresentando uma visão inovadora e também inquietante sobre o funcionamento da mente.

Em “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, Kahneman é o guia do leitor em uma viagem pela mente humana, explicando essas duas formas de pensar. Uma forma é rápida, intuitiva e emocional e a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Sobre o pensamento rápido, são evidenciadas as capacidades extraordinárias, os defeitos e os vícios, revelando assim a influência das impressões intuitivas nas tomadas de decisão.

Alguns comportamentos, como aversão à perda, excesso de confiança na hora de escolhas estratégicas, dificuldade de prever o que trará felicidade no futuro e desafios de identificação de riscos no ambiente de trabalho ou em casa, só são compreendidos quando há o entendimento de como os julgamentos são moldados pelas duas formas de pensar.

No livro, o autor faz questionamentos inquietantes, tais como: é verdade que o sucesso de um investidor é completamente aleatório e que sua habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão? Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar? Assim, ele mostra quando o leitor pode ou não confiar em sua intuição. Proporciona insights práticos e esclarecedores a respeito da tomada decisões tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Além disso, mostra que é possível usar técnicas diversas para se proteger de falhas mentais, já que são elas que muitas vezes deixam as pessoas em apuros.

“Uma obra-prima” Financial Times

Deixe um comentário