O Show de Truman

Baseado nas teorias dos filósofos Michel de Certeau e Jean Baudrillard, que apresentam a sociedade do espetáculo, que atualmente, tem representado nosso estilo de vida, é o tema principal do filme O Show de Truman. A obra é dirigida por Peter Weir, estrelada por Jim Carrey e foi lançada em 1988.

Na história, a vida de Truman é transmitida via satélite para o mundo inteiro, como uma espécie de Reality Show. Porém, o protagonista não tem ideia do que acontece com ele e segue sua vida normalmente. Tem sua rotina, vive em uma cidade que é vista como maravilhosa e atende aos requisitos para ser uma pessoa “feliz”. Porém toda a realidade que o personagem acredita viver, não passa de uma produção cinematográfica. A cidade, sua esposa, os amigos em que confia, o emprego, tudo é uma representação construída. Até que Truman passa a questionar a realidade.

Por mais que tenha sido lançado em 1988, o filme pode ser considerado muito atual. Vivemos em uma sociedade em que tudo o que fazemos é um verdadeiro espetáculo, vivemos, muitas vezes, em uma realidade que foi construída e cabe a nós questionarmos a realidade que muitas vezes nos é imposta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s