Depois daquela viagem – diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com Aids

Só então eu me dei conta de que, em vez de ficar tentando formar ideias a respeito dos outros com base nesses pré-conceitos (a maioria furados), eu deveria simplesmente prestar atenção no que aquela pessoa tinha a me dizer. O que ela, como ser humano, tinha lá dentro de si. E foi então que eu descobri coisas maravilhosas. Algumas até que jamais imaginei encontrar. Descobri uma coisa triste também. Quantas pessoas eu havia deixado de conhecer, quantas coisas eu havia deixado de aprender por causa desses malditos preconceitos?”

No livro Depois daquela viagem, a autora Valéria Polizzi conta, em forma de diário, com uma linguagem para jovens, desde como contraiu o HIV, passando pela descoberta da doença e como ela conseguiu adaptar sua rotina. A obra foi escrita em 1997 e fez muito sucesso entre crianças e adolescentes.

Aos 16 anos, Valéria namora um rapaz que conheceu em um cruzeiro. Depois de uma relação sexual com ele, ela adquire o vírus do HIV. Por medo do julgamento das pessoas, ela não conta para os seus familiares e amigos e resolve aproveitar a vida ao máximo, já que acredita que logo a morte chegará. Valéria então vai para o exterior para estudar e lá começa a descobrir que existe a possibilidade de conviver com a doença e que existem remédios para diminuir e controlar os sintomas. A partir deste momento, ela decide levar uma vida nova.

Além do Brasil, o livro foi lançado na Itália, Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e em vários países da América Latina.

Deixe um comentário

