Cidade de Deus (2002)

O filme Cidade de Deus foi dirigido pelo reconhecido diretor brasileiro Fernando Meirelles e adaptado para o cinema por Bráulio Mantovani, a partir do livro com o mesmo nome. O filme leva o nome de uma favela no Rio de Janeiro e grande parte do elenco é composto por moradores do local.

A trama conta a história do jovem Buscapé (Alexandre Rodrigues), que cresce cercado por muita violência na favela Cidade de Deus, conhecida como um dos lugares mais perigosos da região. Como uma possibilidade para fugir do crime, Buscapé acaba se envolvendo com fotografia e então descobre seu talento, ganhando notoriedade quando o chefe do tráfico na favela, Zé pequeno, pede para o garoto tirar fotos suas e essas fotos, sem seu consentimento, vão parar em um jornal. Desde então, Buscapé acredita que Zé quer matá-lo e vive fugindo.

Meirelles foi indicado ao Oscar como melhor diretor, assim como o filme foi indicado nas categorias de melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição. Cidade de Deus foi reconhecido e elogiado em diversos jornais americanos. Em 2008, foi escolhido pela revista Empire como o 177o melhor filme de todos os tempos e em 2010 o jornal britânico The Guardian considerou o longa brasileiro como o sexto melhor filme de ação já produzido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s