Auto da barca do inferno

Muitos já leram o livro Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, por necessidade. Seja para prestar o vestibular, seja para uma prova escolar. Mas o fato é: mesmo sendo escrito em 1517, a obra não deixa de ser atual. Essa característica é dada pelos temas que são tratados, como corrupção, avareza e luxúria, e pelos personagens presentes. Além disso, o livro possui um toque de humor por fazer uso de sátiras da sociedade portuguesa. Os leitores que gostam de livros tradicionais não podem deixar de ler!

A obra é dividida em cenas e toda a história se passa em um porto; nele há duas barcas; a barca que leva os tripulantes ao paraíso, com um anjo em seu comando, e a barca que leva os tripulantes ao inferno, com um Diabo e seu assistente. Assim, ocorre o julgamento das almas, de acordo com as suas ações em vida, uma por vez, assim que lá chegam. Cada personagem não é identificado pelo nome, mas sim representado por meio de objetos que carregam uma classe social, ou uma crença ou uma profissão da época.

Além disso, personagens como o fidalgo, a alcoviteira e o judeu trazem uma simbologia e uma associação a algum acontecimento ocorrido, como é o exemplo do último, que ao chegar no porto não é aceito na barca do paraíso por não aceitar o cristianismo e só é aceito na barca do inferno sob condição de ir rebocado, fora da barca. Esse paralelismo remonta ao século XV, onde muitos judeus foram expulsos de Portugal devido a sua crença. Aqueles que permaneceram tiveram que se converter ao cristianismo.

Trecho de uma fala do onzeneiro (espécie de agiota da época):

“Olá, ó demo barqueiro!
Sabeis vós no que me fundo
Quero lá tornar ao mundo
E trarei o meu dinheiro
Aqueloutro marinheiro
Porque me vê vir sem nada
Dá-me tanta borregada
Como arrais lá do barreiro”

*capa da editora FTD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s