O Irmão Alemão

O novo livro do cantor e compositor Chico Buarque é um romance de ficção baseado na vida de um irmão que nunca conhecera. Sérgio Georg Ernst (Sérgio Günter) é filho de seu pai com Anne Margerithe Ernst, namorada com quem conviveu em Berlim na década de 1920.

Para compor tal narrativa, Chico fez uma pesquisa extensa em busca de dados sobre a vida e o paradeiro de seu irmão alemão. Chegou a ir a Berlim a fim de experienciar lugares icônicos do passado de seu pai e irmão, e conhecer a família que este deixara.

Sérgio Günter era uma famoso cantor e jornalista da RDA, parte oriental da Alemanha. Pesquisas recentes mostram que este nasceu em 1930, seis anos antes de seu pai se casar com Maria Amélia Buarque de Hollanda, mãe de Chico Buarque. Segundo Chico, a primeira vez que seu pai recebeu notícias de seu filho alemão foi durante a Segunda Guerra; Anne pedia para que o sociólogo, pai de Chico Buarque, mandasse documentos que comprovassem a não descendência judaica de seu filho, até então, desconhecido.

Apesar de ter traços verídicos, a narrativa de Irmão Alemão é puramente fictícia. De leitura rápida, a mais nova obra de Chico, como de praxe, escolhe as palavras certas nos momentos mais propícios, o que proporciona uma fluência agradável e prazerosa. Entretanto, críticos sugerem que sua falta de aprofundamento cria um enredo pouco atraente: suas passagens não transmitem curiosidade e seus personagens pouco emocionam. Com um toque de humor, Chico mostra suas malandrices e curiosidades de menino dentre as inúmeras referências culturais das quais herdou de seu pai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s