O Diário de Anne Frank

Anne Frank tinha 13 anos quando começou a escrever em seu diário. Poderia ser um diário qualquer de uma pré-adolescente, não fosse pelo fato de ela ter vivenciado a Segunda Guerra Mundial da pior maneira: sendo perseguida e vivendo escondida por mais de dois anos até ser capturada pelos nazistas. Hoje, O Diário de Anne Frank, é considerado um dos livros de maior importância do século XX, não somente por conta de seu detalhamento histórico, mas, principalmente, devido às reflexões de Anne em relação à humanidade.

“As pessoas seriam muito mais nobres e melhores se, no final de cada dia, pudessem rever o próprio comportamento e pesar o que fizeram de bom e de mau. Automaticamente tentariam melhorar a cada manhã e, depois de algum tempo, certamente realizariam muita coisa”

Anne-Frank_lightbox

Seu diário começa em 12 de junho de 1942 e data até 1º de agosto de 1944. Após uma transmissão radiofônica, Anne decide transformar seu diário em um livro e começa a organizá-lo e reescrevê-lo. Três dias depois de ter redigido seu último depoimento, Anne e seus companheiros do Anexo Secreto (sótão de uma casa) são descobertos e encaminhados ao Campo de Concentração.

Apesar de não ter terminado sua obra, seu sonho se realizou: em 1947, Otto Frank, pai de Anne, publica O Diário de Anne Frank, uma obra baseada em seus manuscritos. O livro se tornou rapidamente um sucesso editorial e virou símbolo da luta contra a opressão e a injustiça.

“O que condeno é nosso sistema de valores e os homens que não reconhecem como é grande, difícil, mas lindo o papel da mulher na sociedade.”

Após o termino da Guerra, Otto Frank fez questão de preservar o legado de Anne através do Anne Frank Fonds e dedicou sua vida à luta pelos direitos humanos. A casa, onde sua família e outros judeus se refugiaram durante o Holocausto, foi transformada em um museu dedicado à vida e obra da autora. Localizada no centro de Amsterdã, a casa de Anne Frank é muito visitada por turistas de todo o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s